Sobre
O Que é uma Test Bed?
As Test Beds têm como objetivo aumentar o número de pilotos de produto comercialmente viáveis, encurtando o ciclo da sua inovação, nomeadamente na passagem de validação em laboratório (nível de prontidão tecnológica: TRL 5) até à fase de comercialização (nível TRL 9).
Âmbito da Test Bed InovPLAS
Rede Colaborativa de empresas para o desenvolvimento experimental, teste e validação de novos produtos e processos de base tecnológica, no domínio da inovação para desenvolvimento de componentes plásticos, prototipagem e design industrial.
Objetivos
Desenvolver novos produtos e serviços piloto ligados aos setores da indústria (em particular a indústria dos moldes e fabrico de embalagens e componentes plásticos, ator relevante nas cadeias de abastecimento de outros setor es como o Automóvel, Alimentar e outros), numa orientação temática aliada à Manufatura Aditiva, Materiais Avançados e Simulação, contribuindo para:
- Desmaterializar o fluxo de trabalho e processos convencionais nas PMEs ou Startups intervenientes;
- Permitir o acesso ao conhecimento e meios tecnológicos digitais às empresas aderentes;
- Modernização dos processos convencionais de prototipagem e produção;
- Introdução de tecnologias disruptivas e de valor acrescentado no portfolio dos intervenientes.
- Disponibilizar capacidades de verificação, prototipagem e flexibilidade da cadeia de valor;
- Articular diretamente entre produtores de tecnologia, produto e investigação
- Acelerar o tempo de resposta de “time-to-market” dos produtos cuja implementação é pretendida;
- Reforçar a competitividade via “sustainable production”, através da disponibilização de tecnologias de ponta e de elevada eficiência energética;
Desenvolvimento de Produtos e Serviços Inovadores e Digitais, através de áreas temáticas como:

Materiais Avançados

Simulação

Manufatura Aditiva
Vantagens
Desenvolvimento de Produtos e Serviços Inovadores e Digitais, através de áreas temáticas como:
- Testar produtos e serviços inovadores a preços inferiores aos praticados no mercado.
- Acesso a uma rede de parceiros com infraestruturas para desenvolvimento dos produtos/serviços piloto, sem a necessidade de investimentos avultados em equipamentos e apoio técnico.
- Desenvolvimento mais rápido de ideias que, por falta de meios (humanos, financeiros e materiais), não chegariam ao mercado
- Incremento do número de produtos/serviços piloto comercialmente viáveis.